sábado, 9 de abril de 2011

Até quando?

Reprodução / TV Globo
Diante de tantas mazelas que têm acontecido em nosso país, não poderia deixar de externar meus sentimentos de dúvida e não por menos, de revolta. Meus questionamentos afloram com pesar diante de tanta aflição e tanto desespero! Estou aqui vivo escrevendo este texto e você que está lendo ele também está, mas até quando? Quem me garante que estarei vivo daqui a pouco? E faço referência a isso sem me referir a vontade de Deus, que é soberana. As causas naturais não se encontram neste questionamento.
Pode parecer uma reflexão um tanto quanto boba, mas dentro de mais alguns instantes podemos ter nossa vida interrompida pelo descaso e pelo desrespeito de nossos gestores. Tenho 24 anos de idade e nunca vi nenhum movimento concreto, sério e abrangente de investimento em educação, saúde e segurança pública no Brasil.
As estatísticas dos números de violência, assaltos seguidos de morte, erros médicos, mortes na fila de espera de um hospital falido não param de crescer e nossos políticos continuam achando que para enfrentar os males da pobreza uma bolsa auxílio é suficiente. Deveria oferecer um seguro de vida a cada brasileiro, seria muito mais adequado e também lucrativo, já que esse parece ser o único intuito: arrecadar bilhões de reais através dos impostos e reverter para não sei o quê.
Antes de sair de casa oro ao Senhor Deus pedindo proteção, só d’Ele vem a graça e a misericórdia. Saio desprotegido, achando que vão levar meu celular que demorei tanto para pagar; fico com aquela impressão que tem alguém por perto querendo me assaltar. Misericórdia homens de “bem”! Tragam para si as nossas dores e tentem nos responder:

  • Até quando adolescentes de uma escola serão mortos cruelmente por um cidadão que entra nela sem sequer se identificar?

  • Até quando casas serão invadidas e famílias serão trancadas em banheiros enquanto jóias, dinheiro e equipamentos eletrônicos serão roubados a sangue frio?

  • Até quando vidas serão ceifadas em decorrência de sequestros-relâmpagos?

  • Até quando nossos hospitais públicos permanecerão na inércia do descaso, fazendo com que milhares de trabalhadores honestos e doentes precisem ser encaminhados às UTI´s e fiquem pelos corredores lotados respirando por um balão de oxigênio, cuja base é ferrugem puro?

  • Até quando milhares de adultos e crianças precisarão continuar frequentando os aterros sanitários em busca do pão de cada dia?

  • Até quando os jovens terão tamanha acessibilidade às drogas diante de tanta facilitação do tráfico?

  • Até quando teremos nossas vidas invadidas por assaltantes que entram nos ônibus e fazem todos os passageiros reféns?

  • Até quando o sangue de inocentes será vertido pelo preço da ignorância e da desatenção dos gestores públicos?

  • Até quando teremos que nos questionar “até quando” tudo isso de ruim vai acontecer?

Minhas palavras após todos esses questionamentos saem acompanhadas de lágrimas e ao lado dessas lágrimas vem a esperança. Esperança de que algum dia possamos dizer que o Brasil é um país modelo e referência nos aspectos citados no início do texto.
A minha parte enquanto cidadão, estou fazendo. E vocês, senhores políticos? Até quando permanecerão estacionados em um sistema ultrapassado de conceitos retrógrados?  Será preciso sentir na pele sempre para poder dizer chega?

Não exijo nada além do que RESPOSTAS...

Por: Fábio do Bú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário