segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

SOCIAL: CÂNCER - AAPC em prol da vida


Câncer. Nem todo mundo gosta de ouvir essa palavra. Mas ela está presente em nossa sociedade. Provavelmente você que está lendo este post conhece ou já conheceu algum portador de câncer. Você pode não ter sentido na pele, mas deve imaginar as dificuldades pelas quais pessoas com esta enfermidade tenham sentido.
De acordo com o site cliquesaude.com.br, o câncer é a terceira maior causa de morte no Brasil, superadas apenas pelas doenças do aparelho circulatório e pelas causas externas, como a violência. Dados revelam que até na metade do século 21 o câncer já seja a doença considerada a principal causa de morte em nosso país.
Quero te pedir uma coisa: reflita comigo, se uma pessoa portadora de câncer possuir condições financeiras para o tratamento da doença, as chances de cura tornam-se maiores. Certo? Todavia, se um paciente for carente as chances diminuem consideravelmente.
Mas por que essas chances diminuem de acordo com as classes sociais? Simples. Não há disseminação da informação e o nosso sistema público de saúde está falido. Sempre é mais difícil prevenir do que remediar.

Grupo de voluntários da AAPC
Quem fez esta reflexão e transformou-a em atitudes foi o senhor Francisco de Assis Gomes do Bú, mais conhecido por mim como painho. Esse cara fantástico, junto com sua esposa, Dona Lúcia, mainha linda, criaram uma das mais bem sucedidas ONG´s no estado da Paraíba. A AAPC nasceu de um sonho de tornar a vida das pessoas mais carentes, que são portadoras dos mais variados tipos de câncer, menos sofrível.
AAPC –Deus Proverá é o nome da ONG (Associação dos Amigos dos Portadores de Câncer). Todas as manhãs, durante a semana é distribuído um café-da-manhã para os pacientes do Hospital da FAP, em Campina Grande. Antes as pessoas carentes que esperam pela hora do tratamento chegavam a desmaiar de fome, hoje, graças ao apoio da sociedade unida através de um belo voluntariado, com mais de trinta pessoas isso já não mais acontece.

Francisco e Lúcia do Bú, meus pais.
Aproveito esse espaço para homenagear meus pais, que são meus verdadeiros heróis e que não medem esforços para ajudar o próximo que tanto precisa, mas também convido você a despertar. Às vezes perdemos tanto tempo com bobagens, por que não visitar um hospital com pacientes portadores de câncer ou um outro tipo de hospital? Por que não olhar para o que está acontecendo ao nosso redor?
Se unidos somos sempre mais, então provemos que isso é verdade. Garanto a você que não precisa de muito, basta ter uma palavra amiga que conforte, console e abrigue alguém que sofre, sente dor, cansaço, desesperança. A recompensa é tão linda, você não faz noção. EXPERIMENTE!
Estaremos sempre por aqui promovendo o social, mostrando a mobilização da sociedade em prol do bem estar comum!
Voluntários prestando assistência aos pacientes.
Para quem quiser saber mais informações sobre a ONG AAPC e o Hospital em que atuamos, basta entrar em contato com o site: www.aapcdp.com
Pra ser gigante não é preciso sequer ter altura, é preciso apenas SER!

Por: Fábio do Bú

Nenhum comentário:

Postar um comentário